O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Manoel Jacaré, convocou uma audiência pública para abordar questões ambientais relacionadas à empresa Tronox. O edil quer o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2012 entre a empresa e o Ministério Público Estadual para que cesse a contaminação do subsolo por rejeitos industriais.
Na sexta-feira (21), em visita à comunidade de Areias, o vereador afirma ter ouvido relatos preocupantes dos moradores sobre a presença de metais pesados no lençol freático, situação que tem afetado a saúde da comunidade. Segundo o site Política Camaçari, Manoel Jacaré propôs que a Tronox custeie assistência médica para os residentes afetados e também solicitou a isenção da tarifa de água para a região. Ele entende que essa são medidas para buscar soluções concretas para os problemas enfrentados pelos munícipes.
Laudos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirmaram, há pouco mais de um ano, a presença de metais pesados no lençol freático da região, o que resultou em multa aplicada pelo Ministério Público à Tronox. Em dezembro, o MP determinou que a Prefeitura de Camaçari realizasse um levantamento detalhado do subsolo e da saúde dos moradores. Atendendo a um pedido da gestão municipal, o prazo para apresentação dos laudos foi estendido e deve ocorrer após o Carnaval.