A Carado povo
 
BRASIL

Por que o Dia das Mães é comemorado em maio no Brasil?

25/04/25 - 12:47 pm

 
Ver Not�cia

Domingo, 11 de maio, comemora-se o Dia das Mães, data marcada pela homenagem às mulheres que exercem esse papel. No Brasil, a comemoração é feita sempre no segundo domingo de maio, acompanhando o calendário de outros países.

Essa também é uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, sendo a segunda data com mais abertura para vendas em todo o ano. Somente no comércio online,o evento movimentou R$ 142 milhões em 2022, segundo Nuvemshop.

A ocasião é a oportunidade para os filhos e filhas declararem suas emoções e gratidão às mulheres que participaram ativamente de sua criação e os protegeram em todos os momentos ao longo da vida. A data enaltece não apenas as progenitoras, como também as avós, tias, amigas e parentes com filhos.

Por que o Brasil comemora o Dia das Mães no segundo domingo de maio?
Mas afinal, por que o Dia das Mães é comemorado nessa data? A resposta está em como a data surgiu nos Estados Unidos.

A ideia de instituí-la veio de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis, e foi oficializada em 1914. O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil. Antes de morrer, idealizou também o Mother’s Friendship Day (“Dia das Mães pela Amizade’) que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local.

Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado, Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.

Curiosamente, a forma como a data foi instituída desagradou completamente Anna Jarvis. De acordo com informações da BBC, ela afirmava que o propósito inicial era reconhecer e valorizar o trabalho das mães, mas acabou tomado por interesses comerciais.

Exame
















Leia também

- - - - - -
 
Igreja em Foco
  www.acaradopovo.com