O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (23), um acordo com a Proquigel, subsidiária da Unigel, que pode viabilizar a reabertura das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafens) de Camaçari (BA) e de Laranjeiras (SE). As unidades estão com atividades paralisadas desde março de 2024.
O acordo busca encerrar litígios e controvérsias contratuais entre as partes, com o objetivo de devolver à Petrobras a posse das plantas industriais e permitir a posterior retomada das operações. A medida é considerada estratégica, diante da relevância das fábricas para o mercado nacional de fertilizantes e para as economias locais.
A decisão do conselho da estatal, no entanto, ainda não tem efeito prático imediato. Para que o acordo entre em vigor, ele precisa ser aprovado por instâncias internas da Proquigel, assinado pelas partes e homologado pelo Tribunal Arbitral.
As Fafens foram arrendadas à Unigel em 2020, com a promessa de abertura do mercado de gás natural — o principal insumo das fábricas. A companhia investiu cerca de R$ 600 milhões nas unidades, mas alegou dificuldades financeiras causadas por prejuízos sucessivos e pela frustração com a esperada liberalização do mercado de gás.
Com a paralisação das atividades, cerca de 600 empregos diretos foram impactados. A possível retomada traz expectativa de reativação econômica nos dois estados, além de contribuir para reduzir a dependência externa do Brasil na produção de fertilizantes.