Eleita na eleição suplementar do município de Ruy Barbosa, no centro-norte baiano, Eridan Dourado (MDB) será diplomada no próximo dia 24 de abril, em cerimônia que ocorrerá no fórum municipal. A posse está marcada para 1º de junho, na Câmara de Vereadores.
Eridan venceu o pleito suplementar realizado em 6 de abril com 51,51% dos votos, superando o adversário Doutor George (PSD), que obteve 48,49%. Ela recebeu 9,2 mil votos, contra 8,7 mil do concorrente.
A nova eleição foi convocada após a anulação dos votos de José Bonifácio (MDB), o mais votado nas eleições de outubro do ano passado. Bonifácio, que é esposo de Eridan, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) devido a contas rejeitadas relativas às gestões dele como prefeito nos anos de 2014 e 2016.
Eridan, que havia sido eleita vereadora em 2023 com 725 votos — e conquistado a única cadeira feminina da Câmara —, renunciou ao mandato para disputar a prefeitura no lugar do marido. Com a vitória no pleito suplementar, a vaga dela no Legislativo será ocupada pela suplente Lene de Nira (MDB).
Apesar da vitória no Executivo, Eridan inicia a gestão com um cenário político adverso: Lene será a única vereadora da base da prefeita entre os 11 integrantes da Câmara Municipal. A relação com o Legislativo, portanto, será um dos principais desafios da nova administração