O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que ficou preocupado com o crescimento dos partidos de centro e direita nas eleições municipais.
Segundo informações do Metrópoles, o ministro também fez uma comparação com outros países que também têm assistido a ondas conservadoras.
“Eu acredito que o mundo está muito mais conservador e muito mais distópico que a gente imagina. Hoje, tem espaço para todo tipo de retórica”, destacou o ministro nesta segunda-feira (14/10), em evento promovido pelo banco Itaú, em São Paulo. Preocupei-me com o resultado, mas não só no Brasil. Estou vendo isso acontecer já há 10 anos, começou com primaveras árabes, vários regimes se fecharam”, disse Fernando Haddad.
Apesar de ter crescido em relação à eleição municipal de 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) teve um resultado abaixo do esperado no 1º turno de 2024. A presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, deu uma declaração afirmando que é preciso entender que a sigla passa por um processo de reconstrução.
“Do ponto de vista do PT, não foi ruim. Melhorou em comparação a 2020. É preciso entender que a gente vive um processo de recuperação, reorganização”, explicou Gleisi , ao afirmar que o partido passou por um “calvário”, tendo sido alvo de perseguição.
Agência Brasil