O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o governo federal aprimore as medidas anunciadas para a reconstrução do estado após a tragédia climática.
A solicitação de Leite ocorreu nesta quarta-feira (21) após ele e Lula protagonizarem um debate público, em um evento do RS, na última semana. De acordo com o governador, as regras impostas pelo governo petista são “engessadas”, limitando o acesso de empresas aos recursos disponibilizados pelo governo.
Entre os pontos levantados por Eduardo Leite estão: o programa de manutenção de emprego e renda, destinado a atender empresas atingidas pelas enchentes, e a proposta de renegociação da dívida dos estados.
“Elencamos as ações que o governo federal fez, tomou providências que nós reconhecemos e agradecemos, mas sinalizamos os pontos que a gente entende que merecem urgentemente aprimoramentos para fazer com que essas medidas sejam efetivas”, disse o governador após o “bate-papo” com o petista, classificada por ele como “amistoso”.
Participaram também do encontro os ministros da Casa Civil, Rui Costa e Paulo Pimenta, responsável pela Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Há um descompasso entre o apoio que é anunciado e o apoio que se está efetivando lá na ponta”, acrescenta o gaúcho.