O bilionário britânico, Mike Lynch, de 59 anos, está entre os desaparecidos do naufrágio de um iate que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (19), próximo a Palermo, na ilha da Sicília, na Itália.
Mike é conhecido como o ‘Bill Gates britânico’ pelos seus serviços como cofundador da empresa de software Autonomy, sendo considerado um verdadeiro magnata no setor da tecnologia no Reino Unido.
De acordo com o portal Sky News, Lynch foi o primeiro grande nome das tecnologias no Reino Unido. Ele nasceu no leste de Londres, na cidade de Ilford, mas cresceu em Chelmsford, no condado de Essex, focou sua vida nos estudos das ciências naturais na Universidade de Cambridge.
O empresário é cofundador da empresa de software Autonomy, que foi vendida para a Hewlett-Packard (HP) em 2011, por US$ 11 bilhões, que é um negócio que já se envolveu em polêmicos após acusações de fraude contábil.
O bilionário chegou a ser extraditado para os Estados Unidos, em 2023, para ser jugado caso envolvendo Autonomy e HP, em que políticos e empresários defenderam Lynch. Neste ano, Mike foi inocentado das acusações em um julgamento que começou em março, em San Francisco, nos Estados Unidos.
Lynch estava com a sua esposa, Angela Bacares, que foi resgatada de acordo com fontes do naufrágio.