A Avanço Transporte anunciou paralisação em 100% da sua frota de ônibus que opera na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos (Sindmetro) informou que a greve teve início na madrugada desta quarta-feira (7), mais precisamente às 4h.
De acordo com o comunicado, as principais pautas pleiteadas pelos trabalhadores são demissões injustificadas; pagamento das rescisões, conforme convenção coletiva de trabalho; trabalhadores sem carteira assinada (diaristas); escala de serviço e folga; além de excesso de operação 4×4.
“Esperamos que a empresa se posicione pelas demandas dos trabalhadores. Foram realizadas mais de oito reuniões até que acontecesse esse fato lamentável da greve”, disse Mário Cleber, presidente do Sindicato.
Mais uma rodada de negociações envolvendo a empresa e os trabalhadores está marcada para acontecer na tarde desta quarta, às 14h. O encontro acontece na sede da Avanço Transporte, no bairro do Caji, em Lauro de Freitas.
Ao todo, a paralisação vai afetar em torno de 5 mil trabalhadores por turno que utilizam o serviço de transporte público. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas sejam atingidas com a mobilização.
Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que ainda está apurando mais informações sobre a situação.
CONFIRA AS LINHAS ATINGIDAS:
1. Vida Nova X Boca da Mata (Salvador)
2. Jambeiro (Lauro) X Piatã (Salvador)
3. Vida Nova X Piatã
4. Jambeiro X Estação Mussurunga
5. Hospital Metropolitano X Estação Aeroporto
6. Areia Branca X Estação Águas Claras