O I Congresso Baiano de Estética Negra será realizado em Salvador em dois dias, sexta e sábado (24 e 25/5), na Unime do Shopping Paralela. O evento vai reunir renomadas profissionais baianas, como dermatologistas, dermopigmentadoras e esteticistas, para abordar temas relacionados ao universo da beleza afro-brasileira, como micropigmentação, colorimetria, estética capilar afro, técnicas de bronzeamento e maquiagem para pele negra.
“Acreditamos que a beleza negra vai além do que os olhos podem ver. Ela é uma expressão de identidade, cultura e resistência. Nosso objetivo foi criar um congresso que transcenda a superfície da beleza, sendo uma ferramenta para capacitar, educar e conectar mulheres negras”, diz uma das organizadoras do congresso, Dijara Santos, estrategista de marketing, acrescentando que serão dois dias de aprendizado, networking e celebração da diversidade.
Para a afropigmentadora Sheila Valverde e uma das organizadoras, o I Congresso Baiano de Estética Negra será um marco na promoção da representatividade negra, diversidade e inclusão. “Estamos propondo mais do que um evento, mas um movimento para expandir o conhecimento e promover a inclusão. Somos um verdadeiro marketplace na startup Pele Negra Hub, onde empresas dedicadas à beleza e estética negra encontram seu espaço para brilhar. Na Pele Negra Hub, a melanina é protagonista e cada tonalidade é celebrada”.
Para enriquecer ainda mais o debate, o evento contará com a presença do renomado psicoterapeuta Hilvan Coutinho, que abordará questões essenciais sobre saúde mental e prosperidade. Além disso, as afroeducadoras Aline Lisboa e Carol Adesewa farão palestras sobre o empoderamento estético de crianças negras.
Os interessados em participar do I Congresso Baiano de Estética Negra podem fazer a inscrição pelo Instagram @congressoesteticanegra.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (24)
8h30 – Cerimônia de abertura;
9h – Fisiologia da pele negra, com a dermatologista Carolina Alice;
10h – Os melhores ativos para tratar pele negra e como atender sem erro, com a farmacêutica esteta Arina Gabriela;
11h – Como abordar a diversidade da pele negra, com as dermatogistas Carolina Alice e Arina Gabriela;
14h30 – Micropigmentação tipos de pele, estrutura e característica que influenciam colorimetria com as dermopigmentadora Marcela Dias e Sheila Valverde;
15h30 – Estrutura do cabelo crespo e cacheado com Flávia Santana, especialista em cabelos crespos;
16h – Tranças, ancestralidade e empoderamento de pessoas negras, celebrando a pretitude, com Vidal Neta, trancista;
16h50 – Empoderamento estético de crianças negras com pedagoga e psicoterapeuta Aline Lisboa e Carol Adesewa do Projeto Afroinfância, que busca contribuir com a construção da identidade e autoestima da criança negra, a partir de referências africanas e afro-diaspóricas;
19h – Saúde mental, como destravar a abundância e prosperidade com o terapeuta Hilvan Santos.
Sábado (25)
8h – Letramento racial e colorismo;
8h50 – Bronzeamento em pele negra, com Priscilla Luz do Spa Cravo e Canela;
9h30 – Técnicas de maquiagem em pele negra com a esteticista e cosmetóloga Dandara Santos;
10h10 – Crediafro, crédito para afroempreendedores com Sepromi;
11h30 – Inovação e tecnologia na estética e seus benefícios para a pele negra com a esteticista Daniela Barros;
12h30 – como destravar a mentalidade para seu real potencial de empresária com a mentora Isa Reis;
12h30 – Encerramento.
Organização:
Sheila Valverde: contadora, esteticista e micropigmentadora, especialista em pele negra. Atuante na área da micropigmentação de sobrancelhas e lábios. Idealizadora do Projeto Mulheres Vencedoras, que resgata a autoestima de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer. Em 2022, conquistou seu primeiro prêmio nacional, como micropigmentadora destaque. Em 2023 recebeu o prêmio de micropigmentadora destaque de Salvador e foi homenageada como Mulher Empreendedora na Câmara de Vereadores em Salvador.