O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, demonstrou algum receio em ralação a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.
Em sua participação na abertura de um seminário sobre inteligência artificial e eleições, promovido pelo TSE e pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV), ocorrido nesta terça-feira (21), Moraes disse que a IA fortalecer a criação e disseminação das Fake News, o que pode interferir no resultado das eleições.
“A inteligência artificial, principalmente anabolizando as fake news, pode mudar o resultado de uma eleição. Porque até que aquilo seja desmentido, até que chegue a versão verdadeira a todo o eleitorado, isso pode mudar milhares de votos. Consequentemente, isso pode fraudar o resultado popular”, afirmou Moraes.
Em fevereiro deste ano, o TSE aprovou uma resolução que visa regular a utilização de tecnologias de IA nas campanhas das eleições municipais deste ano. O texto proíbe as “deep fakes” e o uso da inteligência artificial só poderá ocorrer desde que as campanhas informem que o conteúdo foi elaborado a partir de uma ferramenta do tipo.