Com mais de 200 mil eleitores, Camaçari já pode ter segundo turno no pleito eleitoral de 2024. Mas, segundo pesquisa AtlasIntel/A TARDE, a polarização no município entre Flávio Matos (União Brasil) e Caetano (PT), deve levar os eleitores a escolher entre dois projetos já na primeira votação.
De acordo com os números da pesquisa, não há como cravar o vencedor.
Entenda:
Segundo dados da AtlasIntel/A TARDE, no primeiro cenário pesquisado, Luiz Caetano (PT) lidera com 50,3% das intenções de voto contra 43,8% do presidente da Câmara de Camaçari, o vereador Flávio Matos (União Brasil). Oswaldinho Marcolino (MDB) tem 1,7% e 1,8% preferem outro candidato. Brancos e nulos somam 2,3% e apenas 0,2% não souberam opinar.
A diferença entre Caetano e Flávio, de 6,5 pontos percentuais. Ou seja, fica dentro da margem de erro e configura empate técnico. Quando computados apenas os votos válidos, Caetano surge com 52% ante 45% do opositor, ainda no limite para determinar o novo chefe do executivo local, o que obrigaria os eleitores a escolherem novamente entre os dois candidatos, considerada a margem de erro que é de 4 p.p para mais ou para menos.
Em um segundo cenário, sem Oswaldinho Marcolino, Caetano se mantém com 50,5% e Flávio com 44%, com oscilação positiva de 0,2 pontos para ambos. Brancos e nulos somam 2,8% e indecisos 2,7%. Quando observados os votos válidos, vantagem para Caetano, 53% a 47%, ainda assim na margem de erro.
Flávio Matos lidera as intenções de voto entre os evangélicos e mais jovens
Um outro cenário da pesquisa é que Flávio Matos lidera as intenções de voto entre os evangélicos (67,4%), os mais jovens (65,2%) e os eleitores de 35 a 44 anos (66,4%), fato que segundo os cientistas políticos, mantêm a imprevisibilidade da disputa.
Informações: A Tarde