Os chineses e norte-coreanos “provavelmente” trabalharão para atingir as próximas eleições nos Estados Unidos , Índia e Coreia do Sul, alerta um novo relatório da Microsoft .
A Microsoft disse que a China criará e distribuirá conteúdo gerado por IA através das redes sociais que “beneficiará suas posições nestas eleições de alto nível”, à medida que a empresa faz cada vez mais experiências com memes, vídeos e áudio.
A empresa disse ter observado “várias tendências cibernéticas e de influência notáveis da China e da Coreia do Norte desde junho de 2023 que demonstram não apenas a duplicação de alvos, mas também tentativas de usar técnicas de influência mais sofisticadas para atingir seus objetivos”.
Quais poderiam ser as áreas alvo desses ataques, de acordo com a Microsoft?
A Microsoft afirmou que os chineses selecionaram três áreas-alvo: países nas ilhas do Pacífico Sul, adversários regionais na região do Mar da China Meridional e a base industrial de defesa dos EUA.
“As campanhas de influência chinesa continuaram a refinar o conteúdo gerado ou aprimorado por IA. Os atores de influência por trás dessas campanhas demonstraram vontade de amplificar a mídia gerada por IA que beneficia suas narrativas estratégicas, bem como de criar seus próprios vídeos, memes e conteúdo de áudio”, disse a Microsoft.
Existe algum ciberator conhecido na China que tenha como alvo a Índia até agora?
A empresa disse que um ciberator chinês chamado Flax Typhoon tinha como alvo entidades relacionadas aos exercícios militares EUA-Filipinas. Também tem como alvo entidades nas Filipinas, Hong Kong, Índia e Estados Unidos em 2023, observou a Microsoft.