A cerimônia de posse de Donald Trump no Capitólio, realizada na tarde desta segunda-feira (20), não pôde ser acompanhada pelos deputados baianos que integram a comitiva brasileira em Washington. Além deles, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro também não puderam entrar no prédio.
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que viajou para os Estados Unidos América representando a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), assistiu à posse do novo mandatário estadunidense ao lado de comitiva oficial de parlamentares brasileiros.
Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, “após a mudança de local da cerimônia, devido ao forte frio que faz na capital americana, representantes políticos brasileiros foram direcionados para locais oficiais de acompanhamento”. Além de Leandro, deputados federais e senadores integraram a comitiva.
O deputado federal Capitão Alden (PL), por sua vez, fez uma live no meio da rua durante a posse. “Falando sobre a posse do PR. Trump e conversando com americanos”, escreveu, na legenda.
Já deputado estadual Diego Castro (PL), que também ficou de fora do Capitólio, participou do baile de posse do presidente no domingo (19). O evento exclusivo reuniu cerca de 700 convidados de diversas partes do mundo, incluindo deputados, senadores, governadores e chefes de Estado. Questionada pelo BNews, a assessoria do parlamentar explicou que o evento no Capitólio foi restrito aos parlamentares americanos.