A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Overclean, que resultou na apreensão de diversos bens de alto valor. Entre os itens confiscados estão grandes quantias de dinheiro vivo (em reais e dólares), joias, relógios de luxo, barcos e dois aviões — um deles supostamente utilizado durante as eleições de 2022.
As buscas e apreensões foram direcionadas a 17 indivíduos, incluindo empresários, políticos e servidores públicos. Entre os principais alvos estão: Lucas Lobão, ex-coordenador do DNOCS na Bahia; Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente, empresários; José Marcos de Moura, dono de um dos aviões apreendidos; e Francisco Manoel do Nascimento Neto, vereador de Campo Formoso.
Foram expedidos 17 mandados de prisão e ordens de sequestro de bens em cinco estados: Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Até o momento, ao menos 15 mandados já foram cumpridos.
Com a Overclean, a PF apura desvios em emendas parlamentares no âmbito do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). As suspeitas envolvem a movimentação de cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024.