O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, deixará a companhia para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com a coluna Malu Gaspar, do O GLOBO, a indicação será feita pelo Palácio do Planalto.
A indicação foi enviada na terça-feira (4) à Casa Civil. No documento, que possui a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), consta que o novo presidente do colegiado da petroleira será Bruno Moretti, secretário de Análise Governamental do ministro Rui Costa (PT).
Com a vaga aberta no conselho, o governo vai indicar o advogado Benjamin Alves Rabello. O jurista é marido de uma prima distante de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
No início de 2024, Rabello chegou a ser indicado para o conselho pela União, mas não recebeu votos suficientes na assembleia-geral da Petrobras. Quem assumiu o posto foi Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda.
Agora, o Partido dos Trabalhadores (PT) cede espaço na Petrobras, mas recebe mais poder na ANP e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além de Moretti, são indicações do PT a Ceo, Magda Chambriard, e Dubeux, da Fazenda.