Após vencer o Fortaleza Esporte Clube e garantir a permanência no Brasileirão Série A de 2025, o Vitória agora foca em uma vaga na Copa Sul-Americana. Para voltar a disputar uma competição continental após oito anos, basta ao Leão da Barra vencer um dos seus dois próximos compromissos. O Colossal ainda enfrenta o Grêmio, nesta quarta-feira (04), no Barradão, e o Flamengo, no Maracanã, no próximo domingo (08).
Portanto, vencer o Grêmio pelo placar mínimo garantirá o Rubro-Negro na competição continental de 2025. A única incerteza ficaria em relação a posição do time baiano na tabela. Caso conquiste os três pontos contra os gaúchos e perca para o Flamengo, o Colossal poderá ser ultrapassado por Vasco ou Galo na tabela da Série A.
O Gigante da Colina e o Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira (04), em São Januário. Caso o Vasco vença o time mineiro e também supere o Cuiabá na última rodada, os cariocas ultrapassam o Leão na tabela. O mesmo ocorre com os mineiros caso eles vençam o duelo e o Athletico-PR na 38ª rodada do Brasileirão Série A. Qualquer um desses resultados fará o Rubro-Negro cair para a 11ª colocação. Em caso de empate entre Vasco e Galo, o Colossal se garante na 10ª posição do certame nacional, independente do resultado dos alvinegros na 38ª rodada.
OUTROS CENÁRIOS
Caso o Vitória empate com o Grêmio e perca para o Flamengo, o Leão se classifica para a Sul-Americana e pode se manter na 10ª colocação. Para isso acontecer mais três times não podem vencer seus próximos dois jogos na Série A. Este são os casos de Atlético-MG, Grêmio e Vasco da Gama. Em caso de empate desses times nas próximas rodadas, a posição do Leão estará mantida. Caso um deles vença um dos seus jogos, o Leão cairá uma posição na tabela e também ficará na 11ª colocação.
Um quarto time também entra nessa briga. Este seria o Juventude que precisaria vencer os seus dois últimos jogos, contra o São Paulo e Cruzeiro, respectivamente.
Se o time baiano perder os seus dois próximos jogos, a situação complica. A classificação não fica impossível, mas dependerá de mais uma combinação de resultado. Caso isso aconteça e todos os times supracitados vençam seus próximos jogos, o Leão vai para a Sul-Americana em 14º lugar se o Fluminense não vencer o Cuiabá e o Palmeiras nas próximas rodadas da Série A. Se este último resultado acontecer, o Leão ficará fora da competição continental.
Por fim, caso o Leão perca os seus jogos e o Fluminense vença os seus, para garantir a Sul-Americana, o time baiano precisará torcer pelo empate de Vasco e CAM e pelo empate ou derrota de Juventude e Athletico-PR nas próximas duas rodadas do Brasileirão. Como sobredito, os gaúchos enfrentam São Paulo e Cruzeiro enquanto o Furacão enfrenta o Red Bull Bragantino e o Atlético-MG.
HISTÓRICO
Depois de falar dos cenários para voltar à Sul-Americana após oito anos, é hora de relembrar quando foi a última temporada do Leão na competição continental. Isso aconteceu em 2016 quando o Colossal foi eliminado pelo Coritiba pela regra do gol fora de casa. O Leão perdeu o primeiro jogo 1×0 e venceu a segunda por 2×1.
Vale lembrar que este foi o ano da tragédia com o avião da Chapecoense que vitimou 75 pessoas. Neste ano, o clube catarinense faria a final com o Atlético Nacional, da Colômbia. A partida foi cancelada pela Conmebol e o título foi dado para a equipe brasileira em forma de homenagem às vítimas da tragédia.
Isso ocorreu após o time colombiano fazer um pedido formal à entidade que, ao acatar, também premiou ao “Los Verdolagas”. Eles foram condecorados com o prêmio Centenário da Conmebol ao Fair Play devido a essa atitude.