Amizades iniciadas na época da adolescência tem grande influência no nosso bem-estar na vida adulta. Isso porque, cada vez mais a gente reúne evidências de que o que acontece conosco na infância e na adolescência, tem um grande impacto na nossa qualidade de vida na fase adulta. As informações são do Dr. Jairo Bouer.
De acordo com alguns novos estudos, essa influência não depende tanto dessas amizades, mas do momento em que elas são criadas.
Como por exemplo, é importante que o adolescente se sinta aceito socialmente no meio de seus colegas, já que a relação com algum grupo é importante. Caso ele não seja aceito e possivelmente sofra bullying e exclusões, pode gerar algum impacto na sua vida adulta.
Por isso, que no final da adolescência, essas amizades mais próximas têm uma influência mais importante para o bem-estar na vida adulta, já que a capacidade que temos de constituir redes e confiar em amigos pode ter uma grande influência na qualidade de vida.
Ter amigos é importante. Eles ajudam na constituição de uma rede social e se forem criadas na adolescência, elas podem impactar na sensação de bem-estar e na relação que temos com a gente mesmo durante toda a nossa vida.