Os presidentes do Brasil e da China, Lula e Xi Jinping, em encontro realizado nesta quarta-feira (20), em Brasília, destacaram o avanço das relações entre as duas nações – a China é atualmente responsável por US$ 157 bilhões em negócios com o Brasil. Lula apontou que os chineses são o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, com a atuação em construção de usinas elétricas, ferrovias, dentre outros empreendimentos: “a dimensão estratégica de nossa relação é antiga”.
“O presidente Xi e eu decidimos elevar a parceria estratégica global ao patamar de comunidade de futuro partilhado por um mundo mais justo e um planete sustentável. Estamos determinados a alicerçar nossa cooperação pelos próximos 50 anos em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial”, disse Lula, em fala após a assinatura de compromissos com o presidente chinês.
Após a fala de Lula, Xi Jinping disse que também deseja aprofundar as relações entre os países. “Fizemos uma retrospectiva do desenvolvimento das relações China-Brasil ao longo dos 50 anos e coincidimos em que este relacionamento está no melhor momento da história, possui uma projeção global estratégica de longo prazo cada vez mais destacada e estabeleceu um exemplo para avançarem juntos com solidariedade e cooperação entre os grandes países em desenvolvimento”, discursou o Xi Jinping.