Até o início da manhã da última segunda-feira (28), o atacante brasileiro Vini Jr era tido como o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo no ‘Ballon d’Or’. Apesar do favoritismo, no decorrer das horas informações vazaram e indicaram o vencedor, o meia Rodrigo Hernández Cascante, conhecido no futebol como Rodri. O jogador do Manchester City foi eleito o melhor do mundo após os votos de diversos jornalistas.
O que parecia apenas um simples prêmio individual, aparenta ter abalado fortemente o brasileiro. De acordo com o jornalista Marcos Ruiz, do jornal ‘As’, a derrota mexeu com o psicológico de Vini Jr, apesar de haver uma justificativa plausível para isso.
A primeira conclusão a que se chega é que, muito provavelmente, os votos de Vinicius foram afetados pelos que podem ter recebido os seus companheiros Bellingham e Carvajal, especialmente o inglês. Alguns tiraram votos de outros, é inevitável. O Golpe psicológico foi importante. Houve um consenso geral de que o prêmio era seu. Ele trouxe cerca de 50 pessoas a Espanha para comemorar. Além disso, foi preparada uma grande festa para quarta-feira numa sala em Madrid e a abertura de uma loja da Nike tendo ele como protagonista no centro da capital. Ele parecia um vencedor”, destacou Ruiz.
PREMIAÇÃO
Como sobredito, Rodri bateu o brasileiro e ganhou a Bola de Ouro da temporada 2023/24. Vini Jr ficou em segundo, acompanhado de Jude Bellingham e Dani Carvajal. Este foi o primeiro evento do ‘Ballon d’Or’ feito pela revista ‘France Football’ que contou coma o apoio da UEFA.
Vale lembrar que há 17 anos o Brasil não vence um prêmio de melhor do mundo. Neymar ficou em terceiro em 2015 e 2017, sendo Kaká o último brasileiro a ser coroado. O curioso é que o último negro a ganhar a bola de ouro também foi um brasileiro, trata-se de Ronaldinho Gaúcho que ganhou o prêmio em 2005.