O empresário Luís Eduardo Magalhães Filho, conhecido como Duquinho, filho do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães e neto do ex-governador da Bahia, ACM, manifestou-se em suas redes sociais para criticar a mudança no nome do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A alteração foi determinada por uma portaria assinada pela secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.
Localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, o colégio agora passará a se chamar Colégio Estadual Camaçari. Em resposta a uma postagem do ex-ministro Geddel Vieira Lima sobre a decisão, Duquinho afirmou que retirar uma homenagem a uma figura pública devido a divergências ideológicas não diminui a importância de seu pai, nem apaga o seu legado.
“Retirar uma homenagem a uma pessoa pública por conta de divergências ideológicas não diminui sua importância nem apaga o seu legado. A história não se curva às pequenas atitudes motivadas por divisões momentâneas. Pelo contrário, ela ensina que a verdadeira grandeza está em reconhecer e respeitar a contribuição daqueles que, independentemente de sua visão de mundo, trabalharam em prol do bem comum. Que essa ação mesquinha sirva para nos lembrar da importância da pluralidade de ideias e da necessidade de superar as diferenças em nome de um futuro mais justo e próspero para todos”, escreveu Duquinho.
Nota:
“Em relação à mudança do nome do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado na cidade de Camaçari, para Colégio Estadual Camaçari, a Secretaria da Educação do Estado informa que a eleição para escolha do nome ocorreu no dia 22 de agosto deste ano, tendo sido formalizada através da Portaria Portaria N° 1.320/2024.
A mudança de nome dos colégios estaduais é uma iniciativa da comunidade escolar que envolve várias ações pedagógicas, como palestras, seminários e pesquisas sobre a história da localidade e a realização de uma eleição, refletindo a identidade, pertencimento e valores da comunidade.”