Os processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser destravados após o fim das eleições municipais. Duas investigações tramitam na Corte. As informações são da CNN.
Uma delas é uma suspeita contra Bolsonaro de crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa ao atuar no desvio de joias recebidas como presente pela Arábia Saudita, enquanto ele era presidente. A outra refere-se a crimes de inserção de dados falsos e associação criminosa por participação no esquema de fraude no cartão de vacina contra a Covid-19.
A decisão será do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele pode denunciar o ex-presidente, pedir o arquivamento das investigações ou solicitar mais diligências aos investigadores. Gonet esperou o fim das eleições, para que as decisões não interferissem no processo eleitoral.
Outros processos como o que apura uma suposta trama golpista na alta cúpula do governo Bolsonaro e o que investiga um esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também devem ganhar ritmo.