Se o Esporte Clube Vitória está brigando contra o rebaixamento é tudo por conta do péssimo início do Brasileirão Série A do clube. À época com Léo Condé, ex-treinador histórico do Leão da Barra, o time baiano sofreu e chegou a conquistar apenas um ponto em 21 disputados. Com a chegada do atual comandante, Thiago Carpini, o Rubro-Negro iniciou uma retomada.
Foram 11 partidas no 1º turno e 14 pontos conquistados por Carpini. De lá para cá, e até o momento, o técnico paulista conseguiu conquistar mais 18 pontos em iguais 11 jogos disputados no 2º turno da Série A. Essa campanha credencia o Leão a ter a oitava melhor do returno no recorte levantado pelo BNews levando ao clube ao credenciamento para a disputa de uma vaga na Pré-Libertadores e Sul-Americana – lembrando que o recorte refere-se à campanha do 2º turno –.
Neste período, são cinco vitórias, dois empates e seis derrotas para o Colossal para um aproveitamento de 43,58%. Vale lembrar que o time baiano terá mais oito jogos no certame nacional, sendo quatro dentro do Barradão e quatro fora de casa.