O procurador-geral da Venezuela, Terek Saab, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cooptado pela CIA para se tornar um porta-voz dos Estados Unidos (EUA). A declaração da autoridade venezuelana ocorreu no domingo (14) durante um programa exibido pelo canal estatal Globovision.
“Parte dessa chamada esquerda cooptada pela CIA e pelos Estados Unidos na América Latina agora tem dois porta-vozes, que são Lula, que não é o mesmo libertado da prisão, por tudo pelo que foi acusado, não é o mesmo em nada. Nem em seu físico, nem em como ele se expressa”, disse Saab para a atração.
Além de Lula, o procurador-geral acusou ainda que o presidente do Chile, Gabriel Boric, também seja um “porta-voz” dos Estados Unidos.
“Eu te digo que você [Lula] ganhou porque um tribunal eleitoral determinou sua vitória, através de uma sala eleitoral. Por que foi bom para você aí é o caso de Nicolás Maduro, não?”, acrescentou.
A declaração de Terek Saab ocorre em meio aos imbróglios entre o Brasil e a Venezuela em decorrência das eleições no país comandado por Nicolás Maduro. Até o momento, o Brasil não reconheceu os resultados do pleito e a Venezuela não divulgou as atas.