A Polícia Civil da Bahia anunciou uma nova modalidade de comunicação com a população: o envio de intimações via WhatsApp. A inovação foi apresentada nesta segunda-feira (14) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), durante um evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ferramenta tem como objetivo garantir mais agilidade e praticidade no processo de intimação.
O contato será realizado por meio do número (71) 99973-7729, por meio do qual os cidadãos receberão uma mensagem contendo informações como nome completo, CPF, local de apresentação, identificação do delegado responsável e um arquivo em anexo com a intimação oficial. A Polícia Civil reforça que em nenhum momento será solicitado dinheiro, transferências bancárias ou dados pessoais, e que também não haverá o envio de links, garantindo a segurança do serviço.
O assistente virtual da Polícia Civil, Paulo César, será responsável por operar o sistema de envio das intimações. Além disso, ele já oferece outros serviços importantes à população, como o registro de ocorrências policiais, serviços online, consultas, informações institucionais, pesquisa de qualidade para dúvidas e sugestões, orientações sobre violência doméstica e familiar, e até mesmo orientações específicas para festas populares.
“A nossa preocupação não é nem deslocar equipes conflagradas, até porque é nossa obrigação estar presente em todos os locais. E quando nós chegamos, nós temos certeza de que a presença da Polícia Civil traz tranquilidade à sociedade que mora naquele local. Nosso objetivo maior é trazer celeridade, tanto para a pessoa que recebe, porque é um meio de comunicação mais rápido, e a possibilidade de, também, ao em vez de tirarmos uma equipe policial para tirar uma intimação, imagine que para uma situação simples, por exemplo, de uma perda de um celular, você ter feito isso eletronicamente para nós podermos pegar essas equipes e centralizar elas na investigação de fato”, explicou a delegada Heloísa Brito
A delegada revelou o motivo da escolha do nome do assistente virtual. “Porque Paulo César são as iniciais de Polícia Civil (PC), e aí a ideia quando surgiu foi trabalhar com um investigador de polícia, e a gente queria que pela redução lembrasse da Polícia Civil”, detalhou.
“Nós usamos muito em Carnaval e festas populares. Através do número 9973-7729, ele oferece vários serviços. Pode registrar ocorrência online, pode fazer críticas e sugestões, dados sobre violência contra mulher, acesso a solicitações a antecedente criminal. A ente trouxe esse novo serviço que é a intimação online, através do arquivo onde vai ter nome, endereço da delegacia, a data e o local que o cidadão deve se apresentar. É importante frisar que não mandamos nenhum tipo de link, não solicitamos pagamento ou transferência bancária, e nós também não solicitamos nenhum dado pessoal do indivíduo”, comentou.
Com essa iniciativa, a Polícia Civil espera melhorar a eficiência na comunicação com os cidadãos, evitando atrasos e possíveis transtornos causados pela entrega de intimações físicas.