Após atingir um novo recorde, aos 135.778 pontos, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, fechou o dia em alta preliminar de 0,27% aos 136.149 pontos. O número conquistado representa um aumento se comparado ao nível anterior, além de estabelecer um novo patamar recorde.
De acordo com os analistas, essa marca se deu graças ao aproveitamento do Ibovespa nos balanços positivos do segundo trimestre das empresas. Outro ponto importante é a expectativa de diminuição dos juros nos Estados Unidos em setembro, atraindo assim investidores internacionais.
Com isso, a semana começa com agentes do mercado financeiro com seus olhos voltados nos Estados Unidos, uma vez que nesta quarta-feira (21), o Federal Reserve (Fed, banco central americano) anuncia a ata oficial de sua última reunião, que pode dar pistas sobre a trajetória que as taxas de juros do país podem tomar em breve.
Enquanto na próxima sexta-feira (23), investidores estarão atentos ao discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.
O BC americano também tem indicado nque pretende começar a baixar os juros do país na próxima reunião, o que favorece, assim, as empresas e melhora as cotações na bolsa de valores.
Com o mercado aguardando as atualizações da economia americana, o dólar vive um dia desvalorização no mundo, com a moeda chegando em queda no Brasil, aos R$ 5,41, menos nível desde 24 de junho (R$ 5, 39).