O governo do presidente Lula está intensificando conversas com países da Europa para se chegar a uma saída para o impasse para sobre a crise envolvendo as eleições na Venezuela. A informação é da coluna de Bela Megale, no Globo.
De acordo com a publicação, o Itamaraty insiste na postura de cobrar as autoridades venezuelanas para se sejam divulgadas as atas eleitorais. Enquanto isso, o governo brasileiro vem conversando com o Executivo de outros países.
Nesta terça-feira (6), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o chanceler da Espanha, José Manuel Álbares, tido como principal articulador sobre o assunto entre os europeus. O telefonema faz parte dos diálogos que brasileiro vem tendo desde a semana passada para se chegar a uma solução para a Venezuela.
Na última segunda-feira (5), Lula recebeu elogios do presidente da França, Emmanuel Macron, pela postura do Brasil diante das eleições na Venezuela. A fala do francês foi visto como resultado do diálogo com os países europeus.
Ainda segundo a colunista, integrantes do Itamaraty ponderam e admitem que não existem garantias de que a estratégia sobre insistir na divulgação das atas dará resultado. No entanto, o entendimento é de que essa a opção mais viável no momento.