Conforme um estudo feito por pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir das atas das seções eleitoras da Venezuela, o candidato Edmundo González Urrutia venceu as eleições presidencial com 66,1% dos votos contra 31,3% de Nicolás Maduro. As informações são da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A pesquisa foi feita a partir de 997 atas obtidas por voluntários venezuelanos no anonimato, através do projeto AltaVista, que desenvolveu uma metodologia para projetar o resultado eleitoral na Venezuela.
Inclusive as atas utilizadas no estudo são as mesmas que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) não divulgou publicamente. Os pesquisadores são das Universidades de Michigan (EUA), da Federal de Pernambuco (UFPE) e de uma instituição da Venezuela.
Os pesquisadores contabilizaram os votos usando os dados por região e por tendência histórica de votação. O presidente Nicolás Maduro venceu as eleições na Venezuela com 5.150.092 votos, 51,20% do total, afirmou o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, em um relatório de resultados que, segundo ele, refletiu 80% das atas examinadas.