O candidato à prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), disse que está em articulação com operadores logísticos para disponibilizar duas grandes áreas na capital baiana para atender a chegada de mercadorias no porto de Salvador.
“Nosso porto foi duplicado e recebeu semana passada um supernavio de 366 metros , que tem capacidade de transportar 15 mil conteineres e vai necessitar de retroáreas. Nós temos duas grandes áreas na cidade disponíveis, uma em Valéria de 203 mil metros quadrados e outra na antiga Usiba Gerdau com 5 milhões de metros quadrados, onde 75 por cento desta área está em Salvador”, ressaltou.
Segundo o prefeito, a produção do algodão no oeste baiano é a segunda maior do Brasil. O produto é escoado atualmente pelo porto de Santos, mesmo com custo maior. ” É 700 km mais distante do porto do oeste de Salvador do que o nosso aqui. Uma diferença de 700 quilômetros”, afirmou.
De acordo com Bruno Reis, o porto de Santos é utilizado por causa do enfardamento do algodão, pois “a logística é melhor, então exportam por lá”, o que justifica a sua articulação pra fazer pelo Porto de Salvador. Segundo o gestor, os navios têm conexão direta com a China.