Durante o lançamento do novo voo que vai ligar Santiago, no Chile, a Salvador, sem escalas, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância da malha aérea para o setor turístico, bem como para a economia. O evento aconteceu no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e contou com a presença do vice-governador, Geraldo Jr.
A nova operação é da SKY Airline, que abriu dois voos semanais, às segundas e sextas, com previsão de transportar 2,5 mil passageiros por mês, na modalidade low cost (baixo custo). A empresa já faz voos entre Santiago e Salvador, com escala em Montevidéu (Uruguai), duas vezes por semana (terças e domingos).
“A conectividade aérea tem uma importância fundamental no estabelecimento da atividade turística e o governo do Estado, ciente dessa importância, tem trabalhado na prospecção de voos para a Bahia, sejam voos internacionais, nacionais e regionais. Isso tem colocado a Bahia numa posição de destaque no turismo nacional. Nós temos crescido em volume da atividade turística muito mais do que a média nacional. Em 2021, o Brasil cresceu 22% e a Bahia cresceu 47%, segundo o IBGE. Já nos cinco primeiros meses deste ano, o Brasil cresceu 4,3%. A Bahia cresceu em volume de atividade turística mais de 12%”, destacou Bacelar.
“Quando comparamos 2023 com 2024, a Bahia cresceu mais de doze vezes em relação ao Brasil”, acrescentou o secretário. Ele salientou ainda que o aeroporto da capital baiana é o mais sustentável do país, sendo uma referência nacional.