O desempenho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate contra o ex-presidente Donald Trump na noite da última quinta-feira (27), desencadeou uma crise no Partido Democrata, após as falhas na performance do líder norte-americano, levantando a possibilidade de uma substituição de candidato pela sigla. A informação é da Folha de São Paulo.
Logo após o fim do debate, a ausência de democratas na tradicional sessão de entrevistas revelou o clima de tensão. Enquanto os republicanos se mostraram em peso, os democratas surgiram em conjunto, evitando perguntas sobre a atuação de Biden. A mensagem unificada foi que o conteúdo do debate era o mais importante, com Biden destacando-se diante das mentiras de Trump, mesmo com os erros.
O principal sintoma da crise foi a intensa atenção ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, considerado um possível plano B para substituir Biden na chapa democrata. Republicanos aproveitaram o momento para alimentar rumores sobre uma troca de candidato, antes da convenção do partido em agosto.