O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que o governo Lula tome à frente na reconstrução do estado, após as enchentes que devastaram quase 95% das cidades gaúchas.
Leite está em Brasília, onde vai se encontrar nesta quinta-feira (6) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, para entregar um ofício com as principais demandas do RS diante da tragédia que atinge o território.
“Espero que tenhamos essa conversa mais dedicada sobre o assunto amanhã. Manifestei na semana passada ao minsitro Rui Costa, quando ele foi ao Rio Grande do Sul, já manifestei ao ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad, o ministro [da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo] Pimenta está lá acompanhando de perto. Então eu espero que haja o endereçamento dessas ações pelo governo federal”, disse ele, durante coletiva nesta quarta (5), no Senado.
O governador ainda pediu ajuda do Congresso para direcionar recursos ao Rio Grande do Sul.
“Na pandemia foi o Congresso o protagonista em puxar a frente para que os programas de restabelecimento das eceitas dos estados e municípios fosse viabilizada, assim como a manutenção de emprego e renda. E é o que nós estamos trabalhando para que aconteça agora, dessa vez com o Rio Grande do Sul”, concluiu.