O clima político no sul da Bahia tem esquentado, inclusive fazendo com que militantes iniciem um processo de resgatar o histórico de alguns prefeitos da região. Alguns deles tentam se aproximar do governador Jerônimo Rodrigues. É o caso do prefeito de Una, Tiago Birschner (PP), filho do ex-prefeito Dejair.
“Tiago sempre está do lado do governo na hora de governar, mas nunca esteve em uma eleição, nunca. Reciprocidade é uma qualidade que passa longe de Tiago!”, diz um petista.
Em 2016, Tiago se colocou como candidato a prefeito e venceu as eleições usando como principal arma o discurso contra o Partido dos Trabalhadores. Ao assumir a cadeira do Executivo municipal, alinhou uma aproximação com Rui para conseguir apoio do governo estadual para a sua gestão.
Com a derrota de ACM Neto e o êxito de Jerônimo, Tiago volta a falar mais alto e tenta uma reconciliação com Jerônimo. Ele procura um deputado estadual do PT para fazer a interlocução com o chefe do Executivo estadual para ter o apoio do partido em 2024. É a sexta eleição seguida que Tiago repete esse gesto.