As empresas de ônibus Avanço e Costa Verde, que operam linhas de ônibus que atendem a Região Metropolitana de Salvador, irão encerrar suas atividades a partir do mês de maio. Elas alegaram dificuldades financeiras para justificar a decisão de paralisar as operações.
Em comunicado emitido na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro-BA) anunciou o encerramento completo das atividades da Costa Verde a partir de 2 de maio, por decisão da direção. A empresa opera linhas em Lauro de Freitas.
Os trabalhadores entraram em aviso prévio na última segunda-feira (8) e terão suas demissões homologadas. “Essa decisão causará danos irreversíveis a todos, tanto à população quanto aos trabalhadores, haja vista que mais de 1.520 serão impactados direta e indiretamente”, declarou Mário Cleber, presidente do Sindimetro-BA.
A Avanço, que opera linhas em Camaçari, Candeias, Madre de Deus e Simões Filho, também anunciou o fim das operações nestas cidades a partir do dia 15 de abril. Segundo comunicado divulgado pela própria companhia, há déficits e risco de pagamentos de compromissos financeiros não serem honrados.
Com isso, decidiu realizar a devolução de suas linhas para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A informação também foi confirmada pelo Sindmetro-BA. Os ônibus da empresa estarão em operação até o próximo domingo (14).
A Agerba disse em nota que “está envidando esforços e adotando todas as medidas para que não haja prejuízo à população”. “Ainda não foi definida a empresa que irá assumir as linhas, mas já estamos em processo de análise”, declarou.