Em entrevista à CNN, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou as articulações políticas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em relação a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante autonomia financeira e orçamentária da instituição.
“O BC é uma autarquia. Vem o Campos Neto dizer que quer autonomia financeira. Ele quer ser o quê? Um banco privado? O Roberto Campos Neto já está no fim do mandato, devia terminar o mandato tranquilo. Acho que já está equivocado com a política de juros que ele mantém. Então, termina quieto. Não fica articulando com o Congresso”, disse ela.
A lei, aprovada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), prevê mandato de quatro anos para o presidente e os diretores da autarquia e busca blindar o banco de interferências políticas do governo federal.
Na entrevista, Gleisi ainda afirmou que não concorda com as movimentações políticas de Campos Neto e que o PT se opõe à ideia. “Não conversei com o governo sobre isso. Nós somos contra. Aliás, a posição do PT sobre a autonomia do Banco Central já era contra desde aquele primeiro projeto. Porque o BC já teve autonomia. E agora tem mandato descoincidente com o presidente da República”.