A secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), fez um balanço dos números da pasta durante o Carnaval da capital baiana. Na tarde desta quarta-feira (14), em conversa com a imprensa, ela comemorou os resultados relacionados à atuação da pasta que ela chefia.
Segundo a vice-prefeita, a pasta investiu “muito no cuidado das pessoas colocando pontos de hidratação” e que os atendimentos por conta de agressões, que antes ocupavam o 1º lugar, caíram para 4º. A chefe da pasta pontuou que, no Campo Grande, foi criado um módulo para facilitar a passagem dos bombeiros pelo circuito Osmar.
A marca da Saúde foi o aumento em 38% dos atendimentos, já era esperado. Aumentamos 40% dos nossos plantões médicos e tínhamos aumentado de 11 para 15 pontos. A gente percebeu que a cidade estava muito cheia, nos organizamos e houve esse aumento de atendimentos, mas o bom é que diminuiu a gravidade. Todos os anos, o primeiro fator de atendimento e a primeira causa é a agressão física. Esse ano foi para o quarto lugar”, disse Ana Paula.
A secretária também falou sobre as testagens de infecções sexualmente transmissíveis. “Fiquei sabendo que estavam muito baixas no início do Carnaval e a gente termina com um aumento de 25%. Isso é importante porque a gente identifica pessoas que estavam com essas infecções. […] Isso gerou também a partir da ajuda da imprensa um aumento só nos três primeiros dias de distribuição de preservativos masculinos de 350 mil para 700 mil”, concluiu.