Um procedimento de segurança se tornou um pesadelo para uma jovem, de apenas 20 anos. Carolina Barretto passou por um susto quando resolveu remover o anticoncepcional Implanton e descobriu que o dispositivo havia saído do lugar.
Seguindo as orientações da bula, que indica validade do “chip” de três anos, a moça foi fazer a remoção, mas ao procurar a haste, a médica não localizou. “Coloquei o Implanon em abril de 2020. Foi uma indicação de um ginecologista em que fui à época, mas nunca recebi o aviso de que isso pudesse acontecer”, contou ela.
De acordo com o UOL, a moça não se abalou ao saber dos efeitos colaterais que o dispositivo poderia causar, entre eles, o escape de sangue. O Implanon, que foi aplicado na pele do braço esquerdo de Carolina, custou R$ 1.800 na época.
Esse procedimento é considerado como o anticoncepcional que possui menor risco de falhar. A ginecologista da jovem solicitou um ultrassom e uma ressonância magnética ao não conseguir apalpar o dispositivo.
“Não conseguiram encontrá-lo em lugar algum do meu braço. Então a minha ginecologista solicitou uma tomografia do tórax, e é lá que ele estava, na artéria lobar do pulmão esquerdo”, esclareceu.
Antes da consulta, há algumas semanas, Carolina sentiu “dor forte nas costas, além de tontura e vertigem”. “Minha visão ficava preta e meu coração acelerava, mas assim que descobri fui atrás de médico que nos orientassem qual caminho seguir”, disse a moça.
A solução encontrada foi uma cirurgia, que aconteceu em outubro do ano passado. Apesar do sufoco, a paciente não ficou com sequelas. Os médicos deixaram ainda ela ciente de que poderia colocar o Implanon novamente.