A Good Game!, empresa francesa fundada em 2019, foi contratada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para reduzir a margem de erro da arbitragem do Campeonato Carioca, especialmente clássicos, semifinais e final. De acordo com Thierry Hassanaly, CEO da Good Game!, o objetivo é promover uma melhora no trabalho da arbitragem no Brasil e identificar jogos manipulados.
Baseando-se na base de dados da empresa, Thierry afirmou que alguns jogos do Brasileirão foram manipulados. “Sobre algumas partidas do Brasileirão, baseado em nossas ferramentas, tecnologia e soluções, estamos 99% convencidos de que alguns jogos foram manipulados. [Mas] é muito difícil que a manipulação envolva todo o time, todos os jogadores. Normalmente, um, dois ou três jogadores”, afirmou o CEO.
O CEO explicou também sobre o funcionamento da empresa e os métodos adotados para produzir os relatórios de um jogo. “Nosso método é simples de entender. Temos duas etapas no processo. A primeira é humana, com operadores, como um videogame. Depois, coloca os dados nos sistema de algoritmo, e ele diz se a partida é manipulada ou não. Em um jogo, temos dois operadores. E temos um supervisor, que trabalha em outros jogos ao mesmo tempo”, informou Thierry.