A fábrica chinesa BYD (Build Your Dreams) anunciou que vai começar a operar com seu próprio navio cargueiro, facilitando a exportação de produtos para Europa e outros mercados. As informações são da CNN.
O BYD Explorer No. 1 é um navio cargueiro de contêineres de 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e 9 metros de calado (profundidade útil do navio abaixo da linha do mar). Tem capacidade de carga de 7.000 toneladas, o que equivale a aproximadamente 7.000 veículos elétricos. O navio pode ser movido a gás natural liquefeito (GNL) e outros combustíveis fósseis.
Essa é a primeira de oito embarcações que chegam nos próximos dois anos. O navio foi entregue no porto de Yantai, na província de Shandong, no último 10 de janeiro. De lá, fez viagem inaugural para o porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, próximo da sede da BYD.
Apesar do investimento, os planos de expansão da BYD podem esbarrar no protecionismo europeu. Em setembro de 2023, a União Europeia iniciou uma investigação sobre os subsídios chineses a EVs, alegando que distorcem o mercado.