Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça já escolheu quem será o responsável por assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Trata-se do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Maria Luiz Sarrubbo. O escolhido, inclusive, já aceitou o convite de Lewandowski e já comunicou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) da sua decisão.
O mandato de Sarrubbo como procurador-geral terminaria em abril, cargo ao qual ele estava vinculado desde 2020. Nesse período, novas eleições internas seriam realizadas para a escolha de uma lista tríplice de candidatos. A partir dai, seria da responsabilidade de Tarcísio escolher um dos indicados.
Apesar de não estar confirmado, existe a possibilidade das eleições serem antecipadas. Até tudo isso acontecer, com a saída de Sarrubbo do Ministério Público de São Paulo, o procurador Fernando José Martins assumirá o cargo provisoriamente.
Maria Luiz Sarrubbo tem 34 anos de experiência e é visto como um profissional ‘linha-dura’ na segurança. De acordo com interlocutores, a escolha de Sarrubbo é vista com bons olhos pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Vale lembrar que o procurador-geral é próximo do ministro Alexandre de Moraes.