A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, detalhou as ações da pasta para o Carnaval de Salvador de 2024. Em conversa com a imprensa na quarta-feira (17), a gestora falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contra a Covid-19, doação de sangue e o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A Sesab intensificou a campanha de vacinação contra a Covid-19. A ação, em parceria com a SMS, teve abertura ontem, no Mercado Modelo, com as participações de Roberta Santana, e da secretária municipal, Ana Paula Matos.
A gente está na prévia para o carnaval, nós temos feito duas ações que são importantes na área de saúde. Uma é a ação da vacinação e a outra é doação de sangue”, iniciou a chefe da pasta estadual.
De 17 de janeiro à 06 de fevereiro, período que antecede os dias oficiais do carnaval, equipes de saúde estarão mobilizadas em pontos volantes com o carro do “Zé Gotinha” e com pontos fixos de grande circulação, como pontos turísticos da capital baiana.
“Hoje a gente inicia aqui a ação de vacinação, que acontece em parceria com o município, que é uma competência dele fazer esse processo, mas o Governo do Estado entrou fortemente nessa estratégia para que a gente reforce a vacinação contra a Covid, especialmente a bivalente, que está disponível nos postos de saúde”, pontuou a secretária, que destacou: “A gente reforça isso com vacinação na rodoviária, aeroporto, grandes mercados e shoppings. Também vamos ter na arena Fonte Nova”.
O reforço da bivalente está disponível para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossupressos com 12 anos ou mais – é necessário ter um intervalo de 6 meses desde a última dose. Os demais públicos do grupo prioritário, a exemplo de trabalhadores da saúde ou pessoas com comorbidades devem respeitar o intervalo de 1 ano. Para ter acesso a dose será necessário apresentar Cartão SUS, RG e caderneta de vacina.
De acordo com Roberta Santana, a taxa de cobertura da bivalente no estado atualmente é de 14%. “O nosso receio é que com processo de aglomeração dessas festas, fluxo de pessoas de fora, a Covid possa retornar. A nossa expectativa é que a gente faça a vacinação 15 dias antes, pelo menos. Esse é o período que a gente entende que vai acontecer a imunização segura para que a gente possa ofertar aos foliões uma grande festa”, disse.
Doação de sangue
Segundo a secretária, outra ação importante do Governo do Estado será focada na doação de sangue. Com isso, os postos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estão funcionando em horário diferenciado. “É um grande chamamento que eu faço a população. A gente tem uma grande festa, de grande proporção, e acontecem acidentes nas rodovias e precisamos estar preparados com os bancos de sangue”, enfatizou.
Roberta disse ainda que vai lançar uma campanha na próxima segunda-feira (22) junto com o Governo do Estado “para que as pessoas possam se mobilizar e fazer a doação de sangue para que a gente reforce os estoques”.
ISTs
Outra ação que a secretária detalhou tem como objetivo combater as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Contra HIV, sífilis e as hepatites virais. A gente faz uma grande estratégia, tanto o fornecimento de preventivos como também as testagens de ISTs. Vamos oferecer agora também de forma inovadora o início do tratamento da sífilis no próprio posto. Fizemos uma ação articulada e nossa vigilância está trabalhando para isso”, completou.